sexta-feira, 8 de setembro de 2017

4 DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO NA ESCOLA


A época da escola é uma época complicada para qualquer criança; todos nós temos algum “trauminha” da escola, mas não precisa ser assim; os pais podem ajudar a minimizar os traumas e até mesmo ajudar no desenvolvimento escolar do filho. Por isso, conheçam algumas dicas que vão ajudá-los bastante nessa tarefa.
1 – Pergunte e verifique
Muitos pais até perguntam “como foi na escola hoje” e o filho responde “foi bem” e pronto, acabou o assunto. Por isso, ao invés de fazer essa pergunta clichê, seja mais específico, porque crianças respondem perguntas clichês com respostas clichês. Um exemplo de pergunta que você poderia fazer é: “Com quem você conversou hoje na escola, filho(a)?”, “O que você aprendeu hoje na escola?” ou “Como foi o seu intervalo?”. Além de fazer perguntas específicas, é importante verificar se as respostas estão sendo verdadeiras, porque muitas crianças introspectivas tendem a mentir que são efusivas na escola. Então, procure acompanhar mais de perto e falar para o filho que sabe que ele não é assim, porque ele pode se enganar.
2 – Ajude o filho(a) com as lições
Ajude sempre os seus filhos nas lições de casa; mesmo se você for muito ocupado(a), reserve sempre um tempinho para dar uma ajudinha para eles. Mas não faça as lições por eles.
3 – Tenha um momento de aprendizado em família
Mais importante do que ajudar nas lições, é dar um bom exemplo, se você quer que o seu filho estude. Para isso, uma possibilidade é sentar a família toda em uma roda de leitura e cada um ler um livro, ou todos compartilharem da mesma história, lendo um capítulo cada pessoa.
4 – Esteja sempre presente nas reuniões da escola
Estar presente nas reuniões é uma maneira de verificar o desenvolvimento dos seus filhos, ajudar a melhorar as normas da escola e mostrar para os seus filhos que se importa com a vida escolar deles. Não seja como os pais daqueles alunos que falam “meus pais não estão nem aí”.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

TRADUZA - TRANSLATE

Sobre Roberto Gameiro

Sobre Roberto Gameiro
Pedagogo habilitado em Administração e Supervisão Escolar, Licenciado em Letras Modernas Português-Inglês, Pós-graduado com Especialização em Avaliação Institucional Escolar, e Mestre em Administração com ênfase em Gestão Estratégica de Organizações, Marketing e Competitividade. Diretor de escolas de Educação Básica, Professor universitário e de Educação Básica, e Diretor de Obras Sociais. É palestrante e tem seus artigos publicados em jornais, revistas e redes sociais.

Adquira já o livro digital!

Adquira já o livro digital!
O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO: PARA LEITURA E DEBATE EM FAMÍLIA - COM OS FILHOS

Reprodução

Autorizada, desde que com a citação dos nomes do Blogue e do Autor.

Sobre o Blogue

FRUTO DA FORMAÇÃO E DA EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL DO AUTOR, ESTE BLOG ABRIGA ARTIGOS SOBRE “EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES” E SOBRE “GESTÃO ESCOLAR”. NA SEÇÃO “EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, ESPERA-SE QUE OS ARTIGOS POSSIBILITEM LEITURA E DEBATE EM FAMÍLIA, ESPECIALMENTE COM OS FILHOS, NAS DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS. NÓS PAIS ESTAMOS SEMPRE PROCURANDO ENCONTRAR VIAS DE COMUNICAÇÃO COM OS NOSSOS FILHOS, MAS NEM SEMPRE ENCONTRAMOS O VEIO PROPÍCIO, NÃO É? AQUI ESTÁ UMA POSSIBILIDADE. NA SEÇÃO “GESTÃO ESCOLAR”, ESPERA-SE QUE OS ARTIGOS CONSTITUAM SUBSÍDIOS ÚTEIS PARA AS ÁREAS DE DIREÇÃO, SUPERVISÃO, COORDENAÇÃO E DOCÊNCIA. SÃO PUBLICADOS, TAMBÉM, TEXTOS DE OUTROS AUTORES, QUE AGREGUEM VALOR AOS OBJETIVOS DO BLOG. BOAS LEITURAS!

Pesquisar neste blogue

Busca na Wikipedia. Digite o assunto.

Resultados da pesquisa