sexta-feira, 8 de setembro de 2017

5 DICAS PARA MUDAR O MUNDO COMEÇANDO POR VOCÊ MESMO


Todos já tiveram vontade de mudar o mundo ao menos uma vez na vida, não é mesmo? Principalmente na juventude, quando os paradigmas não estão tão enraizados e questionamos toda autoridade e hierarquia. Mas com o tempo, o idealismo vai sendo moldado pelo padrão sistêmico que rege as instituições, e como todos fazem parte das instituições, acabam sendo moldados pelas regras delas; não todos, mas provavelmente a grande maioria, ou 99,9%. Então, aquele sonho de mudar o mundo parece não ter sentido, mas tem! Talvez você só está tentando da maneira errada, ou ainda não percebeu a melhor maneira de mudar o mundo, do jeito que nenhuma instituição vai moldar. Conheça algumas dicas que vão ajudá-lo(a) nessa nobre missão.

1 – A corrupção começa nas pequenas coisas

A corrupção não está só no senado ou nas grandes instituições e autoridades. Ela começa nas pequenas coisas, como furar fila da balada, não devolver o dinheiro quando o atendente devolve o troco a mais, falsificar carteirinha de estudante e pequenas infrações que se forem ponderadas, resultam na corrupção em grande escala que vemos hoje.

2 – Seja uma pessoa boa com a sua família

Outra dica para mudar o mundo é ser uma pessoa boa, e para isso, nada melhor do que começar com a sua família. Não é difícil;  se você os escutar mais quando estão contando sobre a vida deles, já é um bom começo, assim como respeitar, ajudar sem esperar nada em troca e passar mais tempo juntos.

3 – Coloque-se mais no lugar dos outros

A empatia ainda vai mudar o mundo. Se todos se colocassem no lugar do outro antes de criar uma lei abusiva, matar, roubar e cometer injustiças, o mundo com certeza seria outro. Por isso, colocar-se no lugar do outro, mesmo sendo só você que está fazendo isso no mundo, pode sim mudá-lo.

4 – Faça algum tipo de serviço voluntário

Os serviços voluntários são ótimas iniciativas para quem deseja sentir na prática que está mudando o mundo. Por isso, procure alguma instituição de caridade na sua cidade ou uma ONG e ajude.

5 – Não seja bobo(a), tenha sempre um senso crítico

É muito fácil confundir ser uma pessoa boa e ser bobo; é uma linha tênue, talvez uma das mais tênues que existe. O que diferencia uma pessoa boa de uma pessoa boba é a justiça. Seja justo, questione quaisquer atitudes, inclusive as suas,  e ame os outros e você da mesma maneira. Nem mais, nem menos.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

TRADUZA - TRANSLATE

Sobre Roberto Gameiro

Sobre Roberto Gameiro
Pedagogo habilitado em Administração e Supervisão Escolar, Licenciado em Letras Modernas Português-Inglês, Pós-graduado com Especialização em Avaliação Institucional Escolar, e Mestre em Administração com ênfase em Gestão Estratégica de Organizações, Marketing e Competitividade. Diretor de escolas de Educação Básica, Professor universitário e de Educação Básica, e Diretor de Obras Sociais. É palestrante e tem seus artigos publicados em jornais, revistas e redes sociais.

Adquira já o livro digital!

Adquira já o livro digital!
O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO: PARA LEITURA E DEBATE EM FAMÍLIA - COM OS FILHOS

Reprodução

Autorizada, desde que com a citação dos nomes do Blogue e do Autor.

Sobre o Blogue

FRUTO DA FORMAÇÃO E DA EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL DO AUTOR, ESTE BLOG ABRIGA ARTIGOS SOBRE “EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES” E SOBRE “GESTÃO ESCOLAR”. NA SEÇÃO “EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, ESPERA-SE QUE OS ARTIGOS POSSIBILITEM LEITURA E DEBATE EM FAMÍLIA, ESPECIALMENTE COM OS FILHOS, NAS DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS. NÓS PAIS ESTAMOS SEMPRE PROCURANDO ENCONTRAR VIAS DE COMUNICAÇÃO COM OS NOSSOS FILHOS, MAS NEM SEMPRE ENCONTRAMOS O VEIO PROPÍCIO, NÃO É? AQUI ESTÁ UMA POSSIBILIDADE. NA SEÇÃO “GESTÃO ESCOLAR”, ESPERA-SE QUE OS ARTIGOS CONSTITUAM SUBSÍDIOS ÚTEIS PARA AS ÁREAS DE DIREÇÃO, SUPERVISÃO, COORDENAÇÃO E DOCÊNCIA. SÃO PUBLICADOS, TAMBÉM, TEXTOS DE OUTROS AUTORES, QUE AGREGUEM VALOR AOS OBJETIVOS DO BLOG. BOAS LEITURAS!

Pesquisar neste blogue

Busca na Wikipedia. Digite o assunto.

Resultados da pesquisa