sexta-feira, 8 de setembro de 2017

6 ATITUDES DOS PAIS QUE PODEM PREJUDICAR O PSICOLÓGICO DOS FILHOS


Uma coisa que todos os pais sabem em algum momento da vida é que: quando se tem um filho, tudo conspira para que os pais deem o exemplo e se tornem pessoas melhores, pessoas em quem os filhos possam se espelhar e falar: “eu quero ser como vocês quando eu crescer”. Essa responsabilidade chega naturalmente, sem ninguém avisar, mas mesmo assim é difícil ser perfeito o tempo todo. Por isso, conheça algumas atitudes dos pais que podem prejudicar o psicológico dos filhos.
1- Gritos e violência
Os gritos e violências são coisas que mais prejudicam o psicológico das crianças, além de ser muito difícil de ser revertido na vida adulta. Os  gritos e violências podem ser tanto com as crianças, quanto com outras pessoas e a criança ou o adolescente ver. Os pais que brigam na frente dos filhos, por exemplo, podem prejudicar para sempre o psicológico do filho.
2- Não explicar “por que não?”
Quando a criança está na fase de perguntar o porquê de tudo, explique para ela, mesmo se for infinitas vezes. Se você não explicar, quando seu filho ficar adulto, ele não vai ter senso crítico e se perguntar o porquê das coisas e ainda pode ser um conformista depressivo.
3- Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço 
Os seres humanos só aprendem com exemplo, e é claro que com as crianças não é diferente. Se o seu chefe falar: “vamos chegar todos no horário” e ele sempre se atrasar para abrir a empresa, você vai chegar no horário sempre?
4- Criticar o filho na frente de outras pessoas
Essa é uma questão complicada, porque é necessário criticar o filho sempre que ele faz algo errado, mas quando se critica (principalmente gritando) na frente das pessoas, ele pode desenvolver timidez em excesso com o tempo. Por isso, fale sempre com jeitinho, para ser eficaz, mas não humilhante.
5- Separá-los dos adultos
Tem pais que não deixam os filhos conversar com os adultos e isso pode ser um problema, porque quando ele crescer pode desenvolver complexo de inferioridade, principalmente de pessoas mais velhas.
6- Não ser verdadeiro com o filho (a) 
Seja sempre verdadeiro com o seu filho. Assim, ele vai confiar em você e ser verdadeiro com as pessoas também. Por isso, se ele perguntar sobre sexo: responda. Se perguntar sobre sua situação financeira, responda a verdade. Assim sucessivamente sobre todos os assuntos.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

TRADUZA - TRANSLATE

Sobre Roberto Gameiro

Sobre Roberto Gameiro
Pedagogo habilitado em Administração e Supervisão Escolar, Licenciado em Letras Modernas Português-Inglês, Pós-graduado com Especialização em Avaliação Institucional Escolar, e Mestre em Administração com ênfase em Gestão Estratégica de Organizações, Marketing e Competitividade. Diretor de escolas de Educação Básica, Professor universitário e de Educação Básica, e Diretor de Obras Sociais. É palestrante e tem seus artigos publicados em jornais, revistas e redes sociais.

Adquira já o livro digital!

Adquira já o livro digital!
O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO: PARA LEITURA E DEBATE EM FAMÍLIA - COM OS FILHOS

Reprodução

Autorizada, desde que com a citação dos nomes do Blogue e do Autor.

Sobre o Blogue

FRUTO DA FORMAÇÃO E DA EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL DO AUTOR, ESTE BLOG ABRIGA ARTIGOS SOBRE “EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES” E SOBRE “GESTÃO ESCOLAR”. NA SEÇÃO “EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, ESPERA-SE QUE OS ARTIGOS POSSIBILITEM LEITURA E DEBATE EM FAMÍLIA, ESPECIALMENTE COM OS FILHOS, NAS DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS. NÓS PAIS ESTAMOS SEMPRE PROCURANDO ENCONTRAR VIAS DE COMUNICAÇÃO COM OS NOSSOS FILHOS, MAS NEM SEMPRE ENCONTRAMOS O VEIO PROPÍCIO, NÃO É? AQUI ESTÁ UMA POSSIBILIDADE. NA SEÇÃO “GESTÃO ESCOLAR”, ESPERA-SE QUE OS ARTIGOS CONSTITUAM SUBSÍDIOS ÚTEIS PARA AS ÁREAS DE DIREÇÃO, SUPERVISÃO, COORDENAÇÃO E DOCÊNCIA. SÃO PUBLICADOS, TAMBÉM, TEXTOS DE OUTROS AUTORES, QUE AGREGUEM VALOR AOS OBJETIVOS DO BLOG. BOAS LEITURAS!

Pesquisar neste blogue

Busca na Wikipedia. Digite o assunto.

Resultados da pesquisa