sexta-feira, 8 de setembro de 2017

ESCOLHAS: COMO ELAS PODEM MUDAR SUA VIDA


Que as escolhas são muito importantes todo mundo já sabe, mas você já parou para pensar como elas podem mudar a sua vida de um jeito surpreendente? Imagine se você tivesse desistido de fazer faculdade? Você estaria recebendo um salário mínimo, ou feito um empreendimento de sucesso? E se tivesse se mudado de cidade para fazer o curso dos seus sonhos? Será que estaria rico, ou desistido porque a situação financeira apertou? Não dá para saber como seria a nossa vida, e nem é saudável ficar tentando adivinhar, mas uma coisa é certa: é necessário tomar as melhores decisões para não se arrepender.

O que são escolhas certas?

É muito relativo classificar uma escolha como certa ou errada, porque as escolhas podem se desdobrar para sempre. Se você escolheu entrar para a faculdade, por exemplo, e está sem dinheiro até para o xerox, pode pensar que foi uma escolha ruim. Porém, em alguns anos, pode ser essa escolha que lhe proporcionará o retorno que você sempre sonhou. Assim também acontece com escolhas mais difíceis de prever. Por isso, não existe uma fórmula para diferenciar as escolhas certas das erradas.

Como saber se é a escolha certa, então?

Apesar de não ter uma fórmula para diferenciar as escolhas certas das erradas, existem algumas maneiras de identificar:


  • Estratégia racional: quando estiver sozinho, pense e repense em tudo o que será afetado com a sua escolha e coloque no papel os pontos positivos de um lado e os negativos do outro. Atribua um valor de 1 a 3 para cada ponto positivo ou negativo.
  • Estratégia emocional: tire um tempo só para você e faça uma retrospectiva da sua vida e, sozinho (a), faça a escolha que mais lhe transmite paz e bem-estar.
  • Estratégia coletiva: peça a opinião para os seus pais; geralmente eles são as poucas pessoas que dão conselhos com o coração, sem egoísmo. Depois, peça a opinião de outras pessoas nas quais você confia.

Faça todas essas etapas. É importante primeiro chegar a uma opinião sobre o assunto sozinho(a) para depois partir para a estratégia emocional e coletiva. Isso evita que você seja muito influenciado (a) pelo sentimento e pelo desejo das pessoas. Por isso, faça suas escolhas com consciência e aproveite os resultados de todas elas, porque viver é a causa e consequência de todas as nossas escolhas.

Lembre-se, também, de que a melhor escolha, independente do retorno financeiro ou econômico, será aquela que puder lhe proporcionar e aos seus, assim como às pessoas com quem você conviverá, melhor qualidade de vida.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

TRADUZA - TRANSLATE

Sobre Roberto Gameiro

Sobre Roberto Gameiro
Pedagogo habilitado em Administração e Supervisão Escolar, Licenciado em Letras Modernas Português-Inglês, Pós-graduado com Especialização em Avaliação Institucional Escolar, e Mestre em Administração com ênfase em Gestão Estratégica de Organizações, Marketing e Competitividade. Diretor de escolas de Educação Básica, Professor universitário e de Educação Básica, e Diretor de Obras Sociais. É palestrante e tem seus artigos publicados em jornais, revistas e redes sociais.

Adquira já o livro digital!

Adquira já o livro digital!
O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO: PARA LEITURA E DEBATE EM FAMÍLIA - COM OS FILHOS

Reprodução

Autorizada, desde que com a citação dos nomes do Blogue e do Autor.

Sobre o Blogue

FRUTO DA FORMAÇÃO E DA EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL DO AUTOR, ESTE BLOG ABRIGA ARTIGOS SOBRE “EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES” E SOBRE “GESTÃO ESCOLAR”. NA SEÇÃO “EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, ESPERA-SE QUE OS ARTIGOS POSSIBILITEM LEITURA E DEBATE EM FAMÍLIA, ESPECIALMENTE COM OS FILHOS, NAS DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS. NÓS PAIS ESTAMOS SEMPRE PROCURANDO ENCONTRAR VIAS DE COMUNICAÇÃO COM OS NOSSOS FILHOS, MAS NEM SEMPRE ENCONTRAMOS O VEIO PROPÍCIO, NÃO É? AQUI ESTÁ UMA POSSIBILIDADE. NA SEÇÃO “GESTÃO ESCOLAR”, ESPERA-SE QUE OS ARTIGOS CONSTITUAM SUBSÍDIOS ÚTEIS PARA AS ÁREAS DE DIREÇÃO, SUPERVISÃO, COORDENAÇÃO E DOCÊNCIA. SÃO PUBLICADOS, TAMBÉM, TEXTOS DE OUTROS AUTORES, QUE AGREGUEM VALOR AOS OBJETIVOS DO BLOG. BOAS LEITURAS!

Pesquisar neste blogue

Busca na Wikipedia. Digite o assunto.

Resultados da pesquisa