O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO - Para debates em família e na escola - Roberto Gameiro

sábado, 5 de dezembro de 2020

PODCAST - O VALOR DA NOTA - PONTA DE ICEBERG

 


PODCAST DE ROBERTO GAMEIRO

O VALOR DA NOTA - PONTA DE ICEBERG

                                                           CLIQUE AQUI


SIGA-ME  -  COMPARTILHE!


















Share:

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

MENSAGEM - CRIANÇAS NO WHATSAPP

MENSAGEM DE ROBERTO GAMEIRO
LEIA TB O ARTIGO COMPLETO: CLIQUE AQUI
SIGA-ME          COMPARTILHE!

 (Cópia e compartilhamento autorizados)














Share:

sábado, 28 de novembro de 2020

PODCAST - DISCERNINDO ENTRE O VERDADEIRO E O FALSO



PODCAST DE ROBERTO GAMEIRO

DISCERNINDO ENTRE O VERDADEIRO E O FALSO



SIGA-ME  -  COMPARTILHE!
















Share:

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

MENSAGEM - A AMIZADE, A SOLIDARIEDADE E A CONIVÊNCIA

MENSAGEM DE ROBERTO GAMEIRO
LEIA TB O ARTIGO COMPLETO: CLIQUE AQUI
SIGA-ME          COMPARTILHE!
 (Cópia e compartilhamento autorizados)
Share:

sábado, 21 de novembro de 2020

PODCAST - ATÉ QUE PONTO SOMOS SOLIDÁRIOS?

 

PODCAST DE ROBERTO GAMEIRO

ATÉ QUE PONTO SOMOS SOLIDÁRIOS?


SIGA-ME  -  COMPARTILHE!

Share:

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

MENSAGEM - O AMOR E AS BRIGAS ENTRE CÔNJUGES

MENSAGEM DE ROBERTO GAMEIRO
LEIA TB O ARTIGO COMPLETO: CLIQUE AQUI
SIGA-ME       COMPARTILHE!

 (Cópia e compartilhamento autorizados)













Share:

sábado, 14 de novembro de 2020

PODCAST - A FRAGILIDADE DO CARÁTER DE CERTOS INDIVÍDUOS

 

PODCAST DE ROBERTO GAMEIRO

A FRAGILIDADE DO CARÁTER DE CERTOS INDIVÍDUOS


SIGA-ME  -  COMPARTILHE!
















Share:

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

MENSAGEM - QUANDO OS FILHOS NÃO OBEDECEM AOS PAIS

MENSAGEM DE ROBERTO GAMEIRO
LEIA TB O ARTIGO COMPLETO: CLIQUE AQUI
SIGA-ME       COMPARTILHE!

 (Cópia e compartilhamento autorizados)

 

















Share:

sábado, 7 de novembro de 2020

PODCAST - IDENTIDADE E DIGNIDADE SE SUSTENTAM



PODCAST DE ROBERTO GAMEIRO

IDENTIDADE E DIGNIDADE SE SUSTENTAM

 

      SIGA-ME  -  COMPARTILHE!













 

Share:

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

MENSAGEM - O CICLO DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA

 MENSAGEM DE ROBERTO GAMEIRO
LEIA TB O ARTIGO COMPLETO: CLIQUE AQUI
SIGA-ME       COMPARTILHE!

 (Cópia e compartilhamento autorizados)















Share:

sábado, 31 de outubro de 2020

PODCAST - ADULTOS AUTÊNTICOS, JOVENS SEGUROS

PODCAST DE ROBERTO GAMEIRO

ADULTOS AUTÊNTICOS, JOVENS SEGUROS

   CLIQUE AQUI    

           

SIGA-ME  -  COMPARTILHE!


Share:

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

MENSAGEM - POSSIBILIDADES QUE A VIDA NOS APRESENTA

MENSAGEM DE ROBERTO GAMEIRO
LEIA TB O ARTIGO COMPLETO: CLIQUE AQUI
SIGA-ME       COMPARTILHE!

 (Cópia e compartilhamento autorizados)













Share:

domingo, 25 de outubro de 2020

PODCAST: BULLYING - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

 

PODCAST DE ROBERTO GAMEIRO

BULLYING - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

                       CLIQUE AQUI                                  


 SIGA-ME  -  COMPARTILHE!
 














Share:

terça-feira, 20 de outubro de 2020

MENSAGEM - MENINAS BEBEM (MAIS DO QUE OS MENINOS)

MENSAGEM DE ROBERTO GAMEIRO
LEIA TB O ARTIGO COMPLETO: CLIQUE AQUI
SIGA-ME       COMPARTILHE!

 (Cópia e compartilhamento autorizados)

 













Share:

domingo, 18 de outubro de 2020

PODCAST - SOLIDARIEDADE OU CONIVÊNCIA?

 



PODCAST DE ROBERTO GAMEIRO

SOLIDARIEDADE OU CONIVÊNCIA?


                                                          
 SIGA-ME  -  COMPARTILHE!
 
Share:

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

MENSAGEM - "TERCEIRIZANDO" A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

MENSAGEM DE ROBERTO GAMEIRO
LEIA TB O ARTIGO COMPLETO: CLIQUE AQUI
SIGA-ME       COMPARTILHE!

 (Cópia e compartilhamento autorizados)









 

Share:

domingo, 11 de outubro de 2020

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

MENSAGEM - A IMPERTINÊNCIA DIACRÔNICA DE UM SORRISO

MENSAGEM DE ROBERTO GAMEIRO
LEIA TB O ARTIGO COMPLETO: CLIQUE AQUI
SIGA-ME       COMPARTILHE!

 (Cópia e compartilhamento autorizados)













 

Share:

domingo, 4 de outubro de 2020

AS CRIANÇAS, A NARRATIVA E A IMAGINAÇÃO

 

Atualizado em 20/05/21

Roberto Gameiro


É de Cecília Meireles (1901-1964) a frase: “Quando eu ainda não sabia ler, brincava com livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo”.


Este artigo já tem a sua versão editada e ou atualizada em PODCAST no SPOTIFY para sua comodidade ou para pessoas com deficiência. CLIQUE AQUI E OUÇA!


Todos sabemos como as crianças adoram ouvir histórias. Qual de nós não se lembra do quão prazeroso era escutar as histórias de vida contadas pelos mais velhos, e como a nossa imaginação navegava, emocionada, por possibilidades ora de mistério, ora de alegria, ou de tristeza, ou de esperança...


O período de vida que vai até os seis anos de idade é o que apresenta as maiores e melhores oportunidades para a aquisição das competências humanas; nele, os cérebros das crianças são como verdadeiras esponjas que absorvem com facilidade, e retêm, as informações que recebem. 


Muito apropriadamente, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda aos médicos que orientem as famílias a ler em voz alta diariamente para os pequenos, pois isso resulta no fortalecimento do vínculo familiar e da capacidade de aprendizado, com reflexos positivos até a vida adulta. 


E, ainda, que a escolha da hora de dormir é importante pois a leitura proporciona para a criança um adormecimento tranquilo (sem TV, tablet, celular ou computador), com a presença dos pais ao lado, num momento em que ela tem que se desligar do dia e entrar no mundo dos sonhos e fantasias.


Também a Academia Americana de Pediatria preconiza, há muito tempo, a importância da leitura em casa durante a infância, acrescentando que esse hábito pode aprimorar as habilidades da linguagem e ajudar no desenvolvimento da alfabetização.


Um estudo do Hospital Infantil de Cincinnati, localizado em Ohio nos Estados Unidos, e publicado em agosto de 2015 na revista “Pediatrics”, foi um passo largo para os estudos mais aprofundados que vieram depois.  


O estudo foi realizado com 19 crianças de 3 a 5 anos de idade usando imagens de ressonância magnética enquanto ouviam uma mulher lendo histórias, e demonstrou que em ambientes de leitura em casa, elas tinham maior atividade nas partes do cérebro que ajudam na compreensão narrativa e na imaginação visual.


Compreensão narrativa e imaginação visual... Vejam o cacife de ganhos para a formação da linguagem na criança. Enquanto ouve as histórias, ela, ao compreender a narrativa, “viaja”, através dos personagens, pelos cenários que cria na sua imaginação... Quanta riqueza na construção de novos conhecimentos nas memórias dos pequeninos!


Na área específica da Educação, vejamos o que consta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a respeito: “Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.”


Não por menos, a palavra “histórias” aparece na BNCC exatas 79 vezes, ora como “objetivo de aprendizagem”, ora como “habilidade”. 


A criança que agora “ouve histórias”, daqui a pouco, estará “contando histórias”. A educadora Rosa Costa escreve no seu artigo “A importância e o desafio da contação de histórias no desenvolvimento infantil: o conto e o reconto”, que “A contação de história no desenvolvimento escolar e cognitivo favorece, aguça e ativa o conhecimento da criança por meio do imaginário, do criar e recriar, do conte outra vez. Faz a criança apropriar-se de um mundo mágico, com grandes possibilidades de viagem pelo mundo do encantamento, proporciona abertura de portas, permitindo um desenvolvimento linguístico a partir do enriquecimento do seu vocabulário, além de todo um contexto que envolve a reprodução da literatura ou contação de história vivenciada."(https://www.construirnoticias.com.br/a-importancia-e-o-desafio-da-contacao-de-historias-no-desenvolvimento-infantil-o-conto-e-o-reconto/   


Ressalte-se, também, que ao ouvir histórias, a criança aprimora a competência do “saber ouvir os outros”, capacidade que perpassa os campos do cognitivo e do emocional, partes integrantes e inter-relacionadas do processo de aprendizagem. E aqui, vale enfatizar, no campo das emoções, as cinco habilidades socioemocionais preconizadas por Daniel Goleman: autoconsciência, autorregulação, automotivação, empatia e habilidades sociais, estas envolvidas na capacidade de interação social. Tudo a ver com a contação de histórias, não é?


É isso!


(Leia também) (Siga-me) (Compartilhe!)


SE VOCÊ GOSTOU DESTE ARTIGO, veja outros posts de Roberto Gameiro em: http://www.textocontextopretexto.com.br

 Roberto Gameiro é Palestrante, Consultor e Mentor nas áreas de “Gestão de escolas de Educação Básica” e “Educação de crianças e adolescentes”. Contato: textocontextopretexto@uol.com.br

 Conheça o PORTFÓLIO de Roberto Gameiro:

 PORTFÓLIO DE ROBERTO GAMEIRO -  CLIQUE AQUI













Share:

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

MENSAGEM - DISCERNINDO ENTRE O CERTO E O ERRADO

MENSAGEM DE ROBERTO GAMEIRO
LEIA TB O ARTIGO COMPLETO: CLIQUE AQUI
SIGA-ME       COMPARTILHE!

 (Cópia e compartilhamento autorizados)













Share:
Powered By Blogger

TRADUZA - TRANSLATE

PESQUISE NESTE BLOGUE (digite)

ADQUIRA O MEU LIVRO DIGITAL NA AMAZON

ADQUIRA O MEU LIVRO DIGITAL NA AMAZON
O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO: PARA LEITURA E DEBATE EM FAMÍLIA - COM OS FILHOS

CÓPIA, REPRODUÇÃO, CITAÇÃO E COMPARTILHAMENTO

Autorizadas, desde que com a inclusão dos nomes do blogue e do autor.

Busca na Wikipedia. Digite o assunto.

Resultados da pesquisa