O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO - Para debates em família e na escola - Roberto Gameiro

domingo, 29 de março de 2020

MUDANÇA DE ÉPOCA




Roberto Gameiro

Já se disse que a maioria das profissões atuais não existirá daqui a 10 anos; alguns preveem metade desse prazo. E sempre é bom lembrar, também, que a idade da pedra não terminou por falta de pedra, assim como, ao que tudo indica, a época do petróleo não vai terminar por falta de petróleo.


O avanço da tecnologia e das inovações tem mudado o modo de vida das pessoas assim como o mercado de trabalho. Se até há algum tempo ser qualificado para o trabalho decorria fundamentalmente de ser alfabetizado, já hoje decorre especialmente de dominar as tecnologias da informática e da automação e seus congêneres, com competências que, com o tempo, serão cada vez mais exigentes.
As funções mais qualificadas, mormente as de gestão e atendimento de pessoas, em todos os segmentos e níveis, estão demandando habilidades decorrentes de competências ligadas às ciências humanas, tais como solução de conflitos, liderança, criatividade, empatia e diversidade.
Por isso a importância da formação permanente, ou educação permanente, como forma de continuidade no mercado. Muitos profissionais, bem empregados em organizações sólidas, contentam-se com a sua formação inicial e, ao longo da carreira, só participam dos cursos, encontros, treinamentos, seminários e congressos oferecidos no âmbito restrito da própria empresa, sem buscar formação adicional como cursos de especialização, extensão, mestrado, ou ainda, doutorado. Quando eventualmente perdem o emprego, ficam perambulando pelos processos de recrutamento com um currículo que revela acomodação e, consequentemente, não ajuda, só atrapalha.
Por outro lado, louvem-se aqueles que, empregados, buscam uma formação complementar que lhes permita aprimorar seus conhecimentos profissionais, acrescentando novas competências e habilidades que os diferenciarão dos seus pares e os habilitarão para crescimento na carreira e no posicionamento no competitivo mercado de trabalho.

Essas premissas valem para qualquer área profissional, mas, especialmente, para gestores escolares e professores da Educação Básica. A escola, bem ou mal, está mudando; as metodologias e as técnicas de abordagem do "ensino" estão se adequando aos novos olhares e possibilidades de uma sociedade, por um lado, mais exigente em eficiência e eficácia, por outro, mais sensível às formas de relacionamento intramuros, até para compensar as limitações das famílias e a violência que caracteriza o "extramuros". 
Mudança de época ou época de mudanças, o fato é que poucos vão conseguir manter-se na mesma profissão ou função a vida toda.

Publicado originalmente em 06/08/17

(Leia também)      (Siga-me)     (Compartilhe!)

Artigo editado e publicado no jornal “O Popular” de Goiânia em 06/08/2017.

SE VOCÊ GOSTOU DESTE ARTIGO, veja outros posts de Roberto Gameiro em: http://www.textocontextopretexto.com.br


Roberto Gameiro é Palestrante, Consultor e Mentor na área de “Gestão de escolas de Educação Básica”. Contato: textocontextopretexto@uol.com.br.


Conheça o PORTFÓLIO de Roberto Gameiro:

PORTFÓLIO DE ROBERTO GAMEIRO -  CLIQUE AQUI
Share:

7 comentários:

  1. Christian de Oliveira Moura4 de dezembro de 2017 às 10:11

    Concordo plenamente. As profissões tornaram-se mutações profissionais pois as tecnologias as sucumbem e fazem com que pessoas que se dedicaram anos a uma organizacão se revelem como alguns profissionais que se agarraram a suposta estabilidade que no mundo de hoje não mais existirá. Chegará um tempo em que a palavra aposentadoria se tornará tão necessária como uma máquina “olivetti” o é nos dias atuais; mudar é preciso e vejo que nos currículos futuros não mais teremos o menu “Resumo das Qualificacões” mas teremos talvez…- Minhas Habilidades de mudança-….Bem-vindo o novo mundo das incertezas…esta porém nossa única certeza. Parabéns senhor Roberto Gameiro grande texto proposto.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Uma reflexão ótima!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a reflexão. São visíveis as transformações que estão acontecendo no mercado profissional. Hoje o conhecimento só não basta, a habilidade e a tecnologia estão dominando e só quem os tem vai permanecer à frente.

    ResponderExcluir
  4. Excelente reflexão Professor Roberto! Torço para que a sociedade brasileira se dê conta da importância do sistema educacional, sobretudo o público, para a formação de profissionais conscientes dos novos desafios que se impõem, dentre eles, o do compromisso com o próximo, com a inclusão e solidariedade, que talvez nem sejam tão novos assim…

    ResponderExcluir
  5. Giuliano Gisliano Zardini4 de dezembro de 2017 às 10:35

    Bonito! Nesta afobação e correria em que vivemos nos tornamos pessoas mecanizadas e muitas vezes sem coração. Passamos por um irmão com fome, com frio e nem reação temos. Tento ser um bom cristão, mas o medo de ajudar ou amparar alguém numa sociedade tão violenta é um dos motivos que me faz covarde e frio diante de algumas situações. Jesus mostrou o caminho certo, deixou o exemplo e resta a cada um de nós fazer a nossa parte e você professor Roberto está fazendo a sua. Um forte abraço e continue semeando.

    ResponderExcluir
  6. Excelente reflexão. Não há espaço para acomodações. Gostei muito .

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente. As mudanças é a única certeza.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger

TRADUZA - TRANSLATE

PESQUISE NESTE BLOGUE (digite)

ADQUIRA O MEU LIVRO DIGITAL NA AMAZON

ADQUIRA O MEU LIVRO DIGITAL NA AMAZON
O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO: PARA LEITURA E DEBATE EM FAMÍLIA - COM OS FILHOS

CÓPIA, REPRODUÇÃO, CITAÇÃO E COMPARTILHAMENTO

Autorizadas, desde que com a inclusão dos nomes do blogue e do autor.

Busca na Wikipedia. Digite o assunto.

Resultados da pesquisa