O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO - Para debates em família e na escola - Roberto Gameiro

terça-feira, 6 de março de 2018

FAROESTE DOCENTE

Tiro de Light'N

Publicado em 06/03/18
Roberto Gameiro

Mas, o que é isso? Em que mundo estamos?

Do jeito que as coisas vão, em breve os currículos das licenciaturas deverão ser “enriquecidos” com disciplinas como “Tiro ao Alvo” e “Uso, manutenção e limpeza de armas de fogo”, entre outras. Na mesma onda, ao concluírem o curso, os licenciados provavelmente farão jus a, além do anel de formatura, um cinturão com uma grande fivela, uma cartucheira e um ”trintoitão”, ou uma automática, para usar por baixo do jaleco (ou por cima). 

“O que dá pra rir dá pra chorar...” já dizia a música de Billy Blanco (1924/2011). 

Essa ideia de os professores portarem armas para se defender e defender os alunos de atiradores solitários está, por enquanto, neste mês de março de 2018, apenas na cabeça do presidente americano e dos cartéis dos fabricantes de armas que o apoiam (e o elegeram). 

Entretanto, se isso vingar por lá, podemos esperar que, consequentemente, algum grupo de “iluminados” daqui também defenderá a ideia para ser implantada no nosso país varonil. E, provavelmente, alegarão que “se lá foi necessário, aqui, mais ainda”. 

Há uma máxima na Medicina que diz: “suprima a causa que o efeito cessa”. 

Tanto lá como cá, a violência que atinge as escolas tem causas já muito bem diagnosticadas, mas, por motivos e pesos diferentes, essas causas são de difícil supressão, pelo menos, a curto prazo. 

Os nossos professores têm sido vítimas de governos incompetentes em todos os níveis que não honraram o mandato que o povo lhes outorgou, e de uma geração de pais em que muitos delegam para a escola atribuições que constitucionalmente a eles pertencem. 

Está mais do que na hora de se prestigiar os professores, dando-lhes o valor e o apoio que fazem por merecer, assim como fizeram países vencedores como o Japão, onde dizem que o Imperador só se curva diante de um professor.

(Leia também)          (Siga-me)

Artigo publicado no jornal “O Popular” de Goiânia em 06/03/2018.

SE VOCÊ GOSTOU DESTE ARTIGO, veja outros posts de Roberto Gameiro em: http://www.textocontextopretexto.com.br


Roberto Gameiro é Palestrante, Consultor e Mentor na área de “Gestão de escolas de Educação Básica”. Contato: textocontextopretexto@uol.com.br


Conheça o PORTFÓLIO de Roberto Gameiro:

PORTFÓLIO DE ROBERTO GAMEIRO -  CLIQUE AQUI





Share:

5 comentários:

  1. Os professores já estão doentes ou ficando...imagina com uma metradora nas mãos...e se surtarem um pouco mais...que tragédia.

    ResponderExcluir
  2. E mais uma vez transferindo a responsabilidade para a escola. Temos que compreender a função da família, da escola e da integração família-escola. A que ponto estamos chegamos...

    ResponderExcluir
  3. Texto de alerta. Texto urgente de mudanças na escola.É necessário sempre propagar a verdade real e a possibilidade futura para que as tragédias não aconteçam. Não é precipitado aquele que reflete. Professores, alunos, famílias, pensem nisso!!

    ResponderExcluir
  4. Coerência e equilíbrio. Texto excelente!

    ResponderExcluir

Powered By Blogger

TRADUZA - TRANSLATE

PESQUISE NESTE BLOGUE (digite)

ADQUIRA O MEU LIVRO DIGITAL NA AMAZON

ADQUIRA O MEU LIVRO DIGITAL NA AMAZON
O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO: PARA LEITURA E DEBATE EM FAMÍLIA - COM OS FILHOS

CÓPIA, REPRODUÇÃO, CITAÇÃO E COMPARTILHAMENTO

Autorizadas, desde que com a inclusão dos nomes do blogue e do autor.

Busca na Wikipedia. Digite o assunto.

Resultados da pesquisa