O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO - Para debates em família e na escola - Roberto Gameiro

terça-feira, 2 de outubro de 2018

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: LUZ E SEMENTE

Iluminação, Japão, Luz


Roberto Gameiro 

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é uma luz na entrada do túnel. Essa luz poderá ser forte o suficiente para iluminar a travessia tão esperada rumo à melhoria da qualidade da educação no Brasil, como poderá esmaecer ao longo do tempo, a depender da forma como venha a ser implementada.


É, também, uma semente que, se regada e tratada com os cuidados necessários, poderá  se transformar em catalisadora da busca da redução das desigualdades educacionais e promoção da equidade e qualidade das aprendizagens dos nossos estudantes.

Prevista na Constituição, na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e no PNE (Plano Nacional de Educação), além de esperada desde a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais, foi finalmente homologada no final de 2017.

Documento de governo, acreditado por uns e desacreditado por outros, contém, por óbvio, uma ideologia subjacente, apesar da forma participativa com que se pretendeu a sua confecção. Haja vista as candentes discussões acerca da inserção ou não de determinados enfoques na peça final. Mas precisa ser entendida como fonte aberta, sujeita a adequações e melhorias.

Paulo Freire escreveu: "A educação sozinha não transforma a sociedade; sem ela tampouco a sociedade muda". E educação de qualidade passa, insisto, pela valorização da atividade docente, dando-lhe os instrumentos necessários para o seu reconhecimento, desenvolvimento, aperfeiçoamento e melhoria salarial.

Depende de todos nós, que atuamos na Educação Básica, acreditarmos na sua validade e nos debruçarmos no estudo de suas nuances e pertinências, dando-lhe as inerentes e necessárias contribuições regionais ou locais, o que já se percebe por iniciativa de órgãos oficiais, redes, consultorias e assessorias educacionais.

(Leia também)          (Siga-me)

Artigo editado e publicado no jornal "O Popular" de Goiânia em 28/09/18 sob o título "BNCC- Luz e semente".


SE VOCÊ GOSTOU DESTE ARTIGO, veja outros posts de Roberto Gameiro em: http://www.textocontextopretexto.com.br

Roberto Gameiro é Palestrante, Consultor e Mentor nas áreas de “Gestão de escolas de Educação Básica” e “Educação de crianças e adolescentes”. Contato: textocontextopretexto@uol.com.br.

Conheça o PORTFÓLIO de Roberto Gameiro:

PORTFÓLIO DE ROBERTO GAMEIRO -  CLIQUE AQUI
Share:

2 comentários:

  1. Muito bom!Importante reflexão! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Realmente as BNCC precisam ser amplamente debatidas. Nesse sentido seu texto oriundo das reflexões durante sua vasta trajetória são fundamentais. Parabéns mais uma vez por tão preciosa contribuição!

    ResponderExcluir

Powered By Blogger

TRADUZA - TRANSLATE

PESQUISE NESTE BLOGUE (digite)

ADQUIRA O MEU LIVRO DIGITAL NA AMAZON

ADQUIRA O MEU LIVRO DIGITAL NA AMAZON
O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO: PARA LEITURA E DEBATE EM FAMÍLIA - COM OS FILHOS

CÓPIA, REPRODUÇÃO, CITAÇÃO E COMPARTILHAMENTO

Autorizadas, desde que com a inclusão dos nomes do blogue e do autor.

Busca na Wikipedia. Digite o assunto.

Resultados da pesquisa