Roberto Gameiro
Noutro dia, durante um processo de curadoria, encontrei uma frase, de autor desconhecido, que chamou a minha atenção:
“Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores do que o teu silêncio, e lembre-se de que alto deve ser o valor das tuas ideias, não o volume da tua voz. Falar sem pensar é disparar sem apontar.”
Você já teve a sensação de que, em certa ocasião, nalguma reunião, nalgum debate, nalguma conversa, perdeu uma ótima oportunidade para ficar calado?
Eu, já.
Foi uma experiência frustrante, mas que serviu de forte aprendizado para a vida.
Em alguns momentos de um debate ou de uma conversa, permanecer em silêncio pode ser a melhor estratégia de convencimento. O nosso silêncio levará o outro a refletir e amadurecer as ideias e proposições em pauta. Quando o silêncio é bem utilizado, ele vale mais do que muitas palavras faladas.
A impulsividade é inimiga da boa comunicação; ela pode transformar oportunidade em oportunismo com todas as conotações pejorativas que ele carrega.
Expressar respostas e ideias exige que se dê ao cérebro o tempo necessário e suficiente para que as estruturas mentais organizem o pensamento de forma coerente com a temática envolvida e, principalmente, com o caráter e a personalidade do orador.
Palavras faladas não voltam mais; o que se pode fazer é aguentar as consequências, os efeitos colaterais, arrepender-se da impulsividade assumida, e procurar, com cautela e se possível, consertar o estrago; e não repetir o feito.
Como escrevi acima, é aprendizado para a vida.
(Leia também) (Siga-me) (Compartilhe!)
SE VOCÊ GOSTOU DESTE ARTIGO, veja outros posts de Roberto Gameiro em: http://www.textocontextopretexto.com.br.
Roberto Gameiro é Mestre em Administração com ênfase em gestão estratégica de organizações, marketing e competitividade; habilitado em Pedagogia (Administração e Supervisão); licenciado em Letras; pós-graduado (lato sensu) em Avaliação Educacional e em Design Instrucional. Contato: textocontextopretexto@uol.com.br
Conheça o PORTFÓLIO de Roberto Gameiro:
PORTFÓLIO DE ROBERTO GAMEIRO - CLIQUE AQUI
0 comentários:
Postar um comentário