O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO - Para debates em família e na escola - Roberto Gameiro
quarta-feira, 24 de junho de 2020
MENSAGEM: DIZEMOS MUITOS "NÃOS" PARA OS FILHOS?
domingo, 21 de junho de 2020
TOMADA DE DECISÃO
quarta-feira, 17 de junho de 2020
MENSAGEM: PROFESSORES - VERDADEIROS GESTORES DAS APRENDIZAGENS
sábado, 13 de junho de 2020
CONSTRUINDO UM SENTIDO PARA A VIDA
quarta-feira, 10 de junho de 2020
MENSAGEM: NÃO É FÁCIL CRIAR E EDUCAR FILHOS HOJE
domingo, 7 de junho de 2020
A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO ESCOLA-FAMÍLIA-ESCOLA
Muitas escolas já têm esse diferencial há algum tempo; entretanto, é preciso perseverar nessas iniciativas, sem exagerar na periodicidade, garantindo-lhes qualidade e foco, de forma que, aos poucos se necessário, se crie essa “cultura” na comunidade escolar. Eu mesmo tive, mais de uma vez, experiência em que numa determinada palestra, havia, no auditório da escola, mais educadores da casa do que pais e mães. Mas, ainda assim, considerei válido o evento pois os presentes, educadores e pais, aproveitaram bem o conteúdo.
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Roberto Gameiro é Mestre em Administração com ênfase em gestão estratégica de organizações, marketing e competitividade; habilitado em Pedagogia (Administração e Supervisão); licenciado em Letras; pós-graduado (lato sensu) em Avaliação Educacional e em Design Instrucional. Contato: textocontextopretexto@uol.com.br
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quarta-feira, 3 de junho de 2020
MENSAGEM: VALORES FAMILIARES, EXEMPLO E TESTEMUNHO
domingo, 31 de maio de 2020
A PANDEMIA DA COVID-19 E OS PROFESSORES
quarta-feira, 27 de maio de 2020
MENSAGEM: PERGUNTAS ERRADAS LEVAM A RESPOSTAS ERRADAS
domingo, 24 de maio de 2020
CONSCIENTIZAÇÃO E COMPAIXÃO BASTAM?
O texto bíblico também nos ajuda: "Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade." I João, 3, 18
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quarta-feira, 20 de maio de 2020
MENSAGEM: UM MUNDO NOVO NÃO É IMPOSSÍVEL
domingo, 17 de maio de 2020
A CAPACITAÇÃO, O MERCADO DE TRABALHO E A CIDADANIA
Quando o trem parava em cada uma das estações, ele descia e batia com um martelo em todas as rodas da composição. Ele sabia do valor do seu trabalho porque o trem só saía depois que ele tivesse batido em todas as rodas. E se sentia “importante”. Assim foi durante 35 anos.
Esse relato, que pode ser fictício embora eu não tenha elementos para afirmar, é encontrado nas redes sociais com diferentes formas e desfechos; ele nos remete ao questionamento sobre a importância da capacitação e do treinamento, para o exercício de uma atividade laborativa ou da própria cidadania.
Por oportuno, vale lembrar que a capacitação profissional se refere à criação de competências, ensinando habilidades para desempenhar uma determinada função, enquanto treinamento profissional refere-se à obtenção de novas e melhores formas para pôr em prática uma habilidade já existente.
Fictício ou não, o relato acima nos estimula a realizar uma análise do contexto que nos apresenta: percebe-se que além da falha do funcionário, há uma falha da empresa que não conseguiu identificar essa fragilidade ao longo de tanto tempo; de gestores de RH, com certeza com nível superior de escolaridade, que não tiveram a percepção da importância dessa função para a segurança dos passageiros, constituindo, portanto, um ato de desrespeito aos usuários do serviço e, consequentemente, um ato falho de cidadania.
Remete-nos, também, por tabela, à importância da formação escolar para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania, colocando-nos no âmbito das escolas em seus diversos níveis.
E aqui, é importante abordar a figura do professor e sua formação na educação básica e na licenciatura.
Ao abordar esta temática, com especial enfoque na figura do professor, trazemos à tona uma importante discussão, em torno da qual orbitam as preocupações dos gestores escolares, na medida em que se questiona o processo de formação desse profissional, imprescindível para que se garanta educação de qualidade para esta e para as próximas gerações.
Precisamos, nas nossas escolas, de professores capacitados para o uso das novas tecnologias, que se tornem presença junto dos alunos como mediadores, orientadores, verdadeiros gestores das aprendizagens.
Que consigam aplicar e fazer aplicar as teorias na prática, capacitando os jovens para enfrentar e vencer os desafios que a vida lhes trará, em especial no mercado de trabalho, para que, capacitados, capacitem e treinem aqueles com quem venham a trabalhar, numa práxis renovadora e realizadora.
A pergunta que não quer calar é: podemos ter a esperança de que um dia o nosso sistema educacional como um todo vai formar professores com essas competências?
Artigo publicado no "Portal UAI" em 17/05/20 e na revista "Nova Família" em 18/05/20
quarta-feira, 13 de maio de 2020
MENSAGEM: QUEM DEVE COLOCAR LIMITES NAS CRIANÇAS?
domingo, 10 de maio de 2020
A OPORTUNIDADE FAZ O LADRÃO?
Roberto Gameiro é Mestre em Administração com ênfase em gestão estratégica de organizações, marketing e competitividade; habilitado em Pedagogia (Administração e Supervisão); licenciado em Letras; pós-graduado (lato sensu) em Avaliação Educacional e em Design Instrucional.
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quarta-feira, 6 de maio de 2020
MENSAGEM: AUTENTICIDADE COMO NORTE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
domingo, 3 de maio de 2020
BRINCADEIRAS DE MAU GOSTO
Roberto Gameiro
Neste tempo de quarentena, aqui está um assunto que pode ser interessante para conversar com os filhos e com os alunos.
As atividades em grupo eram desenvolvidas com respeito ao próximo, mesmo que de vez em quando houvesse um joelho raspado, uma queda, um encontrão. Bons tempos!
A sociedade muda constantemente em todos os segmentos que a compõem. Às vezes para melhor, às vezes para pior.
No campo dos relacionamentos entre crianças e entre adolescentes, uma marca da época em que vivemos é a supervalorização da “vida virtual” em detrimento da “vida real”.
Na “vida virtual”, os jovens são abastecidos diariamente com algumas opções de atividades e jogos que exploram exaustivamente a violência e o desrespeito ao ser humano com ações em que eles "matam" os inimigos ou adversários com a maior facilidade, própria da tecnologia utilizada naqueles aplicativos. Ali, a vida humana não vale nada. É desvalorizada. Ganham os que mais "matam". E muitos jovens se impregnam desse “poder” destruidor. Daí a partir para posturas e ações reprováveis na “vida real” é um passo. Torna-se um descompromisso com as consequências dos próprios atos. Ficam como que anestesiados em relação aos bons hábitos e aos relacionamentos saudáveis. E partem para o desrespeito aos próprios pais e, por tabela, aos professores que viram verdadeiras vítimas e reféns.
Claro que não são todos que assim se assumem e agem; ao contrário, são uma minoria. Felizmente.
E esse mesmo mundo virtual que, especialmente com os jogos violentos, alicia e corrompe muitos jovens, periodicamente traz “novidades” em brincadeiras, as quais podem ser denominadas, no mínimo, de mau gosto, além de serem perigosas.
Essas brincadeiras têm, de tempos em tempos, estarrecido as pessoas sensatas, tal o nível de perigo em que colocam a vida das pessoas, inclusive e principalmente de crianças e adolescentes.
A mais recente é a “quebra crânio”, em que a “vítima” é derrubada de tal forma que corre grande risco de ter um traumatismo craniano, ou até de ir a óbito. Antes dessa, há alguns anos, apareceu a “brincadeira” “Charlie Charlie” que consistia na invocação de um espírito do mal, e, depois, o “Jogo do desmaio” feita através da interrupção intencional da oxigenação e da irrigação sanguínea do cérebro. Não descrevo aqui o modus operandi dessas “brincadeiras” para não ser mais um disseminador de práticas reprováveis.
Quem pode se considerar “vencedor” nessas “brincadeiras”? Com certeza, vencem aqueles que conseguem dizer “não” para elas; esses são os verdadeiros vitoriosos pois rechaçam esses absurdos praticados por seus conhecidos e optam por aqueles (muitos) que são construtivos, educativos e saudáveis.
Pelo que se tem lido nas mídias, essas “brincadeiras” são realizadas entre pessoas amigas, inclusive entre adultos.
Os jovens que têm amigos assim não precisam de inimigos.
Mas precisam muito da ajuda de seus pais e professores. Vamos dialogar a respeito deste assunto com nossos filhos e nossos alunos?
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quarta-feira, 29 de abril de 2020
MENSAGEM: OS VERDADEIROS LÍDERES SABEM OUVIR OS OUTROS
domingo, 26 de abril de 2020
GESTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - SINFONIA DE ENCANTOS
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