O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO - Para debates em família e na escola - Roberto Gameiro
quarta-feira, 22 de julho de 2020
MENSAGEM - O DESAFIO DAS MENTIRAS NAS REDES SOCIAIS
domingo, 19 de julho de 2020
SOBRE O BULLYING
Artigo publicado no jornal "O Popular" de Goiânia em 12/09/17.
quarta-feira, 15 de julho de 2020
MENSAGEM - AS DECISÕES, O ALCANCE DAS METAS E A RESILIÊNCIA
domingo, 12 de julho de 2020
A ESCOLA, A FAMÍLIA E A SOCIEDADE - Texto 2
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Roberto Gameiro é Palestrante, Consultor e Mentor nas áreas de “Gestão de escolas de Educação Básica” e “Educação de crianças e adolescentes”. Contato: textocontextopretexto@uol.com.br
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quarta-feira, 8 de julho de 2020
MENSAGEM - APROVEITANDO OPORTUNIDADES NA VIDA
domingo, 5 de julho de 2020
A REMUNERAÇÃO DAS MULHERES
Roberto Gameiro
quarta-feira, 1 de julho de 2020
MENSAGEM - ORATÓRIA VERSUS "ESCUTATÓRIA"
domingo, 28 de junho de 2020
A EDUCAÇÃO, A FAMÍLIA E A SOCIEDADE - Texto 1
É a capacidade do sujeito mobilizar recursos visando abordar e resolver uma situação complexa. O sujeito precisa mobilizar, pelo menos, cinco recursos na abordagem de uma situação complexa. São eles: conteúdos específicos, habilidades, linguagens, valores culturais e emoções; dependendo da situação, um recurso é mais exigido que outro, ou, muitas vezes, a falta de um deles pode bloquear todos os outros.
VI - CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO E SABER
“O conhecimento é o resultado de uma experiência pessoal ligada à atividade de um sujeito provido de qualidades afetivo-cognitivas; como tal, é intransmissível, está sob a primazia da subjetividade; mas, é uma informação de que o sujeito se apropria. Desse ponto de vista, é também conhecimento, porém desvinculado do invólucro dogmático no qual a subjetividade tende a instalá-lo. O saber é produzido pelo sujeito confrontado a outros sujeitos, é construído em quadros metodológicos. Pode, portanto, entrar na ordem do objeto; e torna-se, então, um produto comunicável, uma informação disponível para outrem.” (Montiel,1985)
A mesma informação transmitida para dois sujeitos propiciará a construção de conhecimentos com características diferentes em cada um deles, na medida em que a construção de um novo conhecimento depende da interação que a nova informação terá com os conhecimentos prévios já existentes na memória de cada um deles. Por isso, o conhecimento é uma pertença do sujeito, ímpar nas suas particularidades. Quando, através da linguagem, você se propõe a “transmitir” um conhecimento, nesse momento ele volta à condição de informação e toma a forma de “saber”.
VII - INTERDISCIPLINARIDADE
A abordagem interdisciplinar reúne diferentes componentes curriculares num contexto mais coletivo no tratamento dos fenômenos a serem estudados ou, ainda, das situações-problema em destaque. É uma abordagem que exige compromisso do professor com a intercomunicação, ampliação e ressignificação de conteúdos, conceitos e terminologias. O trabalho integrado interdisciplinar alarga as possibilidades de compreensão, construção e recontextualização dos conhecimentos, dos saberes e dos fazeres e flexibiliza o fazer pedagógico, explicitando as formas de relação, de reciprocidade e de aproximação em diferentes áreas.
VIII - REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2008.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, c 1995.
MONTEIL, Jean-Marc. Dynamique sociale et systèmes de formation. Paris: Éditions Universitaires, 1985.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortês; Brasília, DF: UNESCO, 2000
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quarta-feira, 24 de junho de 2020
MENSAGEM: DIZEMOS MUITOS "NÃOS" PARA OS FILHOS?
domingo, 21 de junho de 2020
TOMADA DE DECISÃO
quarta-feira, 17 de junho de 2020
MENSAGEM: PROFESSORES - VERDADEIROS GESTORES DAS APRENDIZAGENS
sábado, 13 de junho de 2020
CONSTRUINDO UM SENTIDO PARA A VIDA
quarta-feira, 10 de junho de 2020
MENSAGEM: NÃO É FÁCIL CRIAR E EDUCAR FILHOS HOJE
domingo, 7 de junho de 2020
A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO ESCOLA-FAMÍLIA-ESCOLA
Muitas escolas já têm esse diferencial há algum tempo; entretanto, é preciso perseverar nessas iniciativas, sem exagerar na periodicidade, garantindo-lhes qualidade e foco, de forma que, aos poucos se necessário, se crie essa “cultura” na comunidade escolar. Eu mesmo tive, mais de uma vez, experiência em que numa determinada palestra, havia, no auditório da escola, mais educadores da casa do que pais e mães. Mas, ainda assim, considerei válido o evento pois os presentes, educadores e pais, aproveitaram bem o conteúdo.
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Roberto Gameiro é Mestre em Administração com ênfase em gestão estratégica de organizações, marketing e competitividade; habilitado em Pedagogia (Administração e Supervisão); licenciado em Letras; pós-graduado (lato sensu) em Avaliação Educacional e em Design Instrucional. Contato: textocontextopretexto@uol.com.br
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